

Também conhecida como "mata branca", por causa da paisagem esbranquiçada que a vegetação toma para sí no período de seca a Caatinga é o único Bioma exclusivamente brasileiro.
Sua exclusividade geográfica a torna extremanente importante, pois restringe o patrimônio biológico exclusivo deste bioma a apenas um local no planeta. A Caatinga tem extensão aproximada de 10% do território brasileiro.
Com médias anuais de temperaturas variando entre 25°C e 29°C , a Caatinga se encontra em um clima semiárido de solo raso, pedregoso, e composto por vários tipos diferentes de rochas.
A ação do humana já alterou 80% da cobertura original da Caatinga, que atualmente tem menos de 1% de sua área protegida em 36 unidades de conservação, não permitindo exploração de recursos naturais.
É importante lembrar também que em função do aquecimento global, temos a alteração de padrões climáticos e o consequente desequilíbrio em ecossistemas naturais. Desta forma, atualmente passamos, em diversos biomas, por estiagens regionais, tempestades, redução do suprimento de água, extinção de muitas espécies de plantas e animais.
Para a preservação deste bioma importantissimo e raro, a Fazenda Barrinha reserva áreas para reflorestamento de vegetação característica da Caatinga, para equilibrar o lançamento e produção de gases estufa na camada de ozônio.
A Caatinga


